Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Psicanálise Aberta
Tertúlia “Psicanálise Aberta”
Realizado no dia 18 de Março às 20h, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Lumiar
Os dogmas também se abatem, a criação é o futuro (ou "o futuro será um cagalhoto ressequido") – António Coimbra de Matos (Laços de Seda, Mente de Diamante)
Servimo-nos em saudade e desafio do mote com que o António Coimbra de Matos nos abre ao futuro. Juntou-se um grupo à tertúlia que, em reconhecimento da atitude dos nossos mestres fundadores, foi designada por “Psicanálise Aberta”.
A ideia foi, em liberdade e amor pelo convívio com a diferença, explorar o desconhecido questionando o que se conhece, discutindo aberta e construtivamente a vida da psicanálise mas, mais ainda, procurando a psicanálise viva – da vida que a ela leva, da que leva quem com ela vive, da vida que com ela vem.
Como comunicamos e nos comunicamos? Como se apresenta e faz presente a psicanálise fora dos consultórios? Que peso temos e que falta fazemos à nossa vida comunitária? Estas e todas as outras questões que se atrevam a trazer para psicanalisar a psicanálise e usá-la ao serviço da paixão de estar vivo com os outros… porque:
Ser analista é viver duas vezes: "pelo sonho-vida, pela vida-sonho" – Carlos Amaral Dias (Só Deus em mim se opõe a Deus).
António Alvim | Presidente da Comissão de Organização









